domingo, 1 de abril de 2018

OFICINAS LABORATÓRIOS COM VAGAS GRATUÍTAS


OFICINAS LABORATÓRIOS

COM VAGAS GRATUÍTAS


O Grupo de Teatro A Gangorra, através do FINANCIARTE promove oficinas de qualificação artísticas, a serem realizadas durante o ano de 2018 abertas ao público de forma gratuita.

Serão realizadas oficinas de teatro, dança, percussão, voz e maquiagem disponibilizando
de 15 a 20 vagas para o primeiro encontro de cada uma delas.

         A primeira oficina laboratório a ser realida será a OFICINA DE VOZ CANTADA ministrada por Suelen Scholl Matter no dia 07 de abril de 2018 (sábado)
das 14h às 18h na Sala de Ensaio da Escola Preparatória de Dança do
 Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Caxias do Sul / RS.
         
         As INSCRIÇÕES podem ser realizadas pelo e-mail gtagangorra@gmail.com até dia 4 de abril de 2018 mediante modelo da ficha de inscrição disponiblizada facebook ou blog do grupo: Grupo de Teatro A Gangorra.

A OFICINA DE VOZ CANTADA tem como objetivo desenvolver as habilidades vocais através do estudo e da prática de diferentes técnicas de respiração para o canto, desenvolvimento de habilidades de afinação vocal através do método Ward, da ressonância, da dicção, da postura corporal, do estudo da fisiologia da voz aplicada ao canto e do desenvolvimento de exercícios vocais diversos aplicados.

          SUELEN SCHOLL MATTER é bacharel em música com ênfase em canto pela UFRGS e Mestre em Etnomusicologia / Musicologia pela mesma universidade. Atualmente é coordenadora do Curso de Música da UCS e professora de canto e de regência na UCS e ministra cursos de afinação vocal e de canto na região da grande Porto Alegre e na região da serra gaúcha. Também atua como solista soprano de repertórios vocais diversos, principalmente como solista de óperas e cantatas, e atua como diretora vocal e diretora geral na montagem de musicais e de óperas na região de Caxias do Sul.
 
Fotografias do acervo pessoal
 
O PROJETO tem como objetivo potencializar a qualificação do grupo, bem como oportunizar ao público externo, jornadas de trabalho em prol da sensibilização das artes. Além de experenciar novos olhares e vivências que reforçarão o compromisso e identidade do grupo, as oficinas também atuarão como agentes formadores, somando valores e fortalecendo o objetivo do coletivo: a melhoria continua e particular pela arte.
 
 

OFICINA DE VOZ CANTADA
Com Suelen SchollMatter


Data: 07 de abril de 2018 (sábado)
Horário: 14h às 18h.
Local: Sala de ensaios da Escola Preparatória de Dança (EPD) - Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – Caxias do Sul – RS.
Vagas: 20 vagas para os primeiros inscritos através do e-mail gtagangorra@gmail.com, mediante ficha de inscrição devidamente preenchida até o dia 4 de abril de 2018.
Duração:4 horas.
Apoio: Cia. Municpal de Dança
Financiamento: Financiarte da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul 


“O teatro é uma forma de comunicação entre homens; as formas teatrais não se desenvolvem de maneira autônoma, antes respondem sempre a necessidades sociais bem determinadas e a momentos precisos. O espetáculo faz-se para o espectador e não o espectador para o espetáculo; o espectador muda, logo o espetáculo também terá de mudar.”
Augusto Boal





 
MODELO DA FICHA DE INSCRIÇÃO


REGULAMENTO DAS OFICINAS LABORATÓRIOS
 
1.      As oficinas/laboratórios destinam-se a artistas e não-artistas que tenham a finalidade de qualificação.
1.1. Serão destinadas 20 vagas aos primeiros inscritos por e-mail (conforme ficha de inscrição anexa) para os seguintes módulos: Laboratório de investigação teatral “O Corpo e o Espaço” (com Cristian Beltrán Aranda), Oficina de Voz Cantada (com Suelen Scholl Matter), Desenvolvimento da Musicalidade e Coesão Grupal (com Chiara Lorenzzetti Herrera). Para a Oficina Laboratório Jornada de Maquiagem será divulgada com antecedência a disponibilidade de vagas;
1.2.  Serão destinadas 15 vagas para a oficina/laboratório Workshop - Percepção Física e Composição Generativa (com Alejandro Ahmed e Mariana Romagnani - Cia de Dança Cena 11) através de uma seleção de fichas de interesse e currículo (conforme ficha de inscrição anexa), recebidos via e-mail. 
2.      Os participantes deverão ter idade mínima de 18 anos.
3.      Se houver desistência o inscrito deverá comunicar a organização com antecedência (preferencialmente 24 horas antes da realização da oficina/laboratório).
4.      Em caso de desistência da vaga serão selecionados novos inscritos obedecendo à ordem de recebimento das fichas de inscrições.
5.      O participante será informado quanto a sua aprovação através de e-mail.
6.      A participação dos aprovados para oficinas/laboratórios será confirmada somente mediante o retorno do e-mail de aprovação.
7.       A chegada dos participantes nas oficinas/laboratórios deve ocorrer com 15 minutos de antecedência.
8.      Após o início da oficina/laboratório não serão permitidas entradas.
9.      As roupas dos participantes deverão ser apropriadas para a execução dos exercícios (escuras e sem estampas). Os cabelos longos devem estar presos. Não utilizar acessórios como pulseiras, anéis, colares e brincos. Caberá ao profissional que ministra a oficina/laboratório decidir sobre o uso ou não de calçados (utilizar calçados confortáveis e flexíveis).
10.  Não serão permitidos acompanhantes ou “alunos ouvintes”.
11.  Á todos os participantes das oficinas será entregue um certificado de conclusão respectivo a cada oficina/laboratório.
11.1.       Para a oficina/laboratório Workshop - Percepção Física e Composição Generativa o certificado será entregue somente com freqüência mínima de 75%. 
12.  Durante as oficinas/laboratórios serão feitos registros fotográficos/filmagens para divulgação e comprovação da realização dessas, junto ao Departamento do Financiarte e mídias do Grupo de Teatro A Gangorra. Assim, fica entendido que ao participar da oficina/laboratório o inscrito autoriza o uso de sua imagem.
 

PRÓXIMAS OFICINAS LABORATÓRIOS

DE UMA PONTA A OUTRA em imagens...


MANIFESTO DE AGRADECIMENTO

De um passo a outro, 4 personagens distintas realizaram seus trajetos atravessando a Praça Dante Alighieri DE UMA PONTA A OUTRA.  A cada passo dado para frente uma escolha, um trajeto, um sentido, novas possibilidades surgidas e ao mesmo tempo renúncias, opções descartadas, outras jornadas deixadas de lado. A dor de cada personagem revelada: a dor de uma coletividade que clama por uma sociedade melhor e as dores afetivas de cada um. Pela parte da manhã a música alegre já anunciava esses dramáticos personagens na canção:

Vamos comemorar,

Na rua o 27 a festejar

Vamos comemorar

Na praça o teatro a encenar

 

Passa um, passam dois e passam três

Passam quatro semelhantes a vocês

Passa um, passam dois e passam três

Espere! Que chegue a sua vez

1,2,3... Foi

 

Por essa praça muitos vão cruzar

Um homem e suas penas a suportar

Passa um, passam dois e passam três

Passam quatro semelhantes a vocês

Passa um, passam dois e passam três

Espere! Que chegue a sua vez

1,2,3... Foi

 

Por essa praça muitos vão passar

Todos atentos sempre prontos a julgar

Passa um, passam dois e passam três

Passam quatro semelhantes a vocês

Passa um, passam dois e passam três

Espere! Que chegue a sua vez

1,2,3... Foi

 

Por essa praça muitos vão cruzar

Uma mulher com sonhos a carregar

Passa um, passam dois e passam três

Passam quatro semelhantes a vocês

Passa um, passam dois e passam três

Espere! Que chegue a sua vez

1,2,3... Foi

 

Por essa praça muitos vão passar

Dilacerado um homem a caminhar

Passa um, passam dois e passam três

Passam quatro semelhantes a vocês

Passa um, passam dois e passam três

Espere! Que chegue a sua vez

1,2,3... Foi

 

E agora me diga cidadão

Qual é a sua questão?

E agora me diga cidadão

Qual é... A sua questão?

 

“Qual é a sua questão?” finaliza a canção. DE UMA PONTA A OUTRA nos mostrou não apenas músicos e personagens em seus trajetos revelados na apresentação performática do dia 24 de março de 2018 na Praça Dante Alighieri mas, que os passos dados pelos integrantes do Grupo de Teatro A Gangorra vão além desses trajetos mostrados ao público. Muitos passos anteriores acontecem durante a produção dessa apresentação performática e também nos levaram a determinados trajetos revelando acertos e erros. Porém, não seriam esses mesmos os sabores da vida? O que fica mesmo com a gente é essa sensação de prazer ao vivenciar cada etapa dessa jornada, de ter provocado em si e em nosso entorno um movimento. E que continuemos a nos movimentar. Continuemos nossos caminhos, sejam solitários ou em grandes grupos e sempre, com o espírito coletivo, social e acima de tudo com amor. Somos e pertencemos a um ambiente repleto de vida e assim é que temos que mantê-lo. Viva!

O Grupo de Teatro A Gangorra agradece a todos que nos ajudaram nesse trajeto de construção e apresentação DE UMA PONTA A OUTRA: Rafael Gedoz, Jane Collet - Centro Espírita Estrela do Amanhã, José Maraschin - Garagem da Catedral, Adriana e funcionários da Casa da Cultura, Maristela Deves e equipe do Jornal Pioneiro, Marisol Santos e equipe da RBS TV, Ivan Sgarabotto e equipe da Rádio São Francisco, Jornal Correio Rio Grandense, Imprensa que divulgou essa apresentação, Banco do Vestuário de Caxias do Sul, Dinês Cosméticos, Adriano Richardi, Mariana De Mozzi, Rafaela De Fava Quevedo, William Maciel, Silvia Cioato, Adilo Menegat, Familiares e a todos que prestigiaram as apresentações da 8ª Edição em Comemoração ao Dia Internacional do Teatro e do Circo.
Dia 24 de março de 2018 - Prontos para a apresentação musical / Self com Márcio Boff, Miguel Beltrami, Vanessa Andreolla e Alexsander Carniel

Na Praça Dante Alighieri / Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de William Maciel Zeferino

Música e flores! / Fotografia de William Maciel Zeferino

"A vida sorriu para a linda flor e a flo-riu." / Fotografia de William Maciel Zeferino

Carregando o caminhão para as apresentações da tarde / fotografia de William Maciel Zeferino

Mais materiais / Fotografia de William Maciel Zeferino

Camarim no Teatro Municipal Pedro Parenti / Fotografia de William Maciel Zeferino

Quase tudo pronto para a primeira apresentação / Fotografia de Willliam Maciel zeferino

1º Trajeto: Um homem e suas penas a carregar / Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel Zeferino



Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel zeferino

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Transeunte sente o peso / Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

No camarim preparando-se para o 2º Trajeto / Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

2º Trajeto: Todos sempre prontos a julgar / Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de William Maciel Zeferino
 
Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi
Fotografia de Mariana De Mozzi


Maquiagem para o 3º / Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi


3º Trajeto: Uma mulher com sonhos a carregar / Fotografia de William Maciel Zeferino
 
Esmero do câmera filmando (Adriano Richardi) e da fotógrafa (Mariana De Mozzi) / Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel Zeferino
 
Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

4º Trajeto: Dilacerado um homem a caminhar / Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de William Maciel Zeferino

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de Mariana De Mozzi

Fotografia de William Maciel Zeferino


Fotografia de William Maciel Zeferino