quinta-feira, 17 de março de 2011

A GANGORRA TEATRAL


         
          O grupo de teatro A Gangorra fará intervenções teatrais dia 27 de março de 2011 na Praça Dante Alighieri de Caxias do Sul - RS com apresentações às 16h, 17h e 18h. A iniciativa visa comemorar o Dia Internacional do Teatro, festejado nessa data e, apresentar esse novo grupo de teatro à cidade. (Em caso de chuva o evento será transferido para o próximo domingo – dia 3 de abril de 2011.)
          Cada intervenção tem duração aproximada de 25min. A apresentação consiste em dois momentos distintos: partitura de atividades cotidianas e improvisações.
          Na partitura, mostramos atividades cotidianas (ler, lavar o chão, coçar, comer, lavar-se) sendo repetidas continuamente de forma que, automatizam-se.  É uma crítica a maneira acelerada e inconsciente de realizamos atividades sem a percepção humana sensível. Essas atividades ganham, de certa forma, conotações sem sentido. Fica como questionamento, não apenas, até que ponto nossas atividades repetidas nos desumanizam, mas também se estamos ou não conscientes disso. Ao não percebermos ações e atitudes, podemos estar construindo um mundo muito mais bárbaro do que imaginamos. Nós, sujeitos histórico-sociais, talvez estejamos seguindo rumo a nossa própria destruição.
         A outra parte da apresentação é a realização de um jogo de improvisação entre os atores a partir de um estímulo sonoro. A cena é criada de forma espontânea no calor da ação. É no “aqui e agora” que surgem cenas com caráter concreto ou abstrato. É um jogo estimulante onde ações inesperadas surgem e são resolvidas ali mesmo com ênfase no movimento corporal ao invés da fala.  É um jogo de emoções e sentimentos que, trabalhados teatralmente, são transmitidos ao público: alegrias, tristezas, surpresas, desentendimentos, amores, medos. Pelos materiais de atuação não serem constituídos previamente por um personagem, rede semântica (história), os atores apóiam-se nas suas qualidades expressivas.  Sendo assim, determinados processos subjetivos serão necessariamente evocados fazendo com que, de certa forma, a criação tornar-se-á mais “autoral”. Esse momento da apresentação será único a cada intervenção, ou seja, não se repetirá como a parte anterior. Essa parte da apresentação é muito divertida e dinâmica.
          Mesmo que esses dois momentos da apresentação (um estruturado e automatizado, o outro, um jogo espontâneo) sejam distintos, eles acabam por complementarem-se, pois cada um intensifica a ideia o outro.  
           A Gangorra conta com 6 integrantes que somaram experiências para formar o grupo. Com encontros desde o início de 2010 o grupo vem pesquisando a linguagem teatral e o comprometimento do trabalho em equipe. Essa intervenção em comemoração ao Dia Internacional do Teatro levará à Praça uma parte do que estamos desenvolvendo no grupo e do que pensamos sobre teatro, mais especificamente do jogo do ator quando em cena e de seus processos criativos individuais e colaborativos. Acreditamos também que essa intervenção nos fortalecerá como grupo à medida que poderemos trocar experiências com quem nos é essencial, o público. Queremos encontrá-lo e compartilhar com ele emocionantes momentos. Como é o teatro, também é a gangorra - só funcionando com a integração de atores e platéia que, mesmo em lados distintos, são participantes do mesmo jogo.  
          Fica o nosso convite para que todos venham assistir A Gangorra Teatral.  Aproveite o passe livre do transporte coletivo, passeie na praça e seja o nosso convidado por 25 minutos. Nós, do Grupo de Teatro A Gangorra, ficaremos contentes com a participação de todos nesse evento comemorativo ao Dia Internacional do Teatro em nossa cidade. Encontre-nos e faça parte dessa gangorra teatral. E viva o teatro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário