sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Estréia FANDO E LIS - AMANHÃ SEREMOS FELIZES


          O Grupo de Teatro A Gangorra leva ao palco do Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura nos dias 16 e 17 de novembro a estréia do espetáculo Fando e Lis - Amanhã Seremos Felizes do aclamado escritor Fernando Arrabal. A montagem, que está sendo realizada desde outubro de 2010, é a primeira encenação em palco italiano do grupo. O espetáculo recebeu o Financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul através do Financiarte 2012.
 

         Fando e Lis - Amanhã Seremos Felizes mostra a ação da força da natureza, um turbilhão incontrolável que determina o andamento desse intrigante e absurdo enredo carregado de muita simbologia.      Para entender a encenação é necessário um desprendimento do racional. Há que se deixar levar pelas impressões emocionais e sentimentos. A montagem está ancorada sob a ótica do inconsciente, do onírico, do absurdo.  Uma produção atenta aos detalhes da representação, do visual, da paisagem sonora, sem deixar de lado a força da palavra.
 

         O grupo A Gangorra funciona coletivamente nas divisões das tarefas e para esse espetáculo tem as seguintes funções distribuídas: Direção, cenografia, sonoplastia e arte gráfica: Miguel Beltrami  Atores: Alexsander Carniel, Marco Felipo, Mauro Copetti, Rodrigo Dani, Silvia Lazzaretti  Contra-regra: Elizabete Silvestri  Iluminação: Fábio Cescon  Produção, figurinos: O Grupo  Assessoria na área de psicologia: Tatiane J. Pereira Coutinho.

 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

OS PINTORES do Teatro A Gangorra


         
          O Teatro A Gangorra realizou pelo segundo ano consecutivo apresentações ao livre para comemorar o Dia Internacional do Teatro (27 de março). As apresentações, 15h30 e 17h, foram realizadas no dia 15 de abril na Praça Dante Alighieri. Esse ano encenou-se a peça Os Pintores - tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar de autoria do grupo. Os Pintores, feita exclusivamente para a data, é uma peça que agradou muito o grupo, pois venho de encontro com a nossa necessidade de expressarmos o tema proposto. Diferentemente de 2011, há diálogos, muita cor e cenas engraçadas. Comemorar o dia do teatro é uma meta que A Gangorra pretende dar continuidade ao longo dos anos.  Os clic´s fotográficos  são de Marcelo Casagrande e Manifestasol.
          O Teatro A Gangorra agradece à todas as pessoas que prestigiaram a apresentação de Os Pintores – tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar no dia 15 de abril em duas sessões na Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul – RS. Ficamos muito gratos com o apoio do Centro Espírita Estrela do Amanhã, Manifestasol, Banco do Vestuário, Garagem da Catedral, Jornal Folha de Caxias, Jornal O Caxiense, Jornal Pioneiro, Rádio Caxias, Rádio São Francisco, TV UCS, Jane Colet, Robinson Cabral, Vibiana Cornuti de Lucena, Marcelo Casagrande, Cecília Todeschini Beltrami, Adriano Richardi, Fernando Macedo Machado, Samuel Sartor, José Maraschin, Nelson do caminhão e à todos os nossos familiares.

        







segunda-feira, 9 de abril de 2012

Teatro na Praça Dante Alighieri: OS PINTORES tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar


         O Teatro A Gangorra vai a Praça Dante Alighieri na II edição da A Gangorra Teatral para comemorar a passagem do Dia Internacional do Teatro (27 de março) com a apresentação de OS PINTORES – tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar. Serão duas apresentações no domingo do dia 15 de abril – 15h30 e 17h realizadas especialmente para essa data. Aproximadamente 60 minutos. Em caso de chuva a apresentação será transferida para o próximo domingo.
“A arte é uma arma carregada de futuro.”
                      (citação do filme Noviembre)

        A fictícia história, ou não, de OS PINTORES – tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar,  se passa na idílica cidade de Dante Alighieri onde é realizado a Bienal da Pintura, concurso que escolhe o melhor mestre pintor da cidade. Conforme o edital da Bienal fazem parte da comissão julgadora os  famosos: Nicolai Vladimir Fagundes, Greta Carnaúba e Jean Scargô. Eles avaliam de forma duvidosa 5 pintores inscritos na Bienal da Pintura: o melhor, a intelectual, o humilde, a farsante e o puxa-saco.



          Em tom burlesco, a comédia OS PINTORES – tudo o que você queria saber sobre política cultural e nunca teve coragem de perguntar, é um espetáculo divertido  que fala sobre a legitimidade da arte e principalmente sobre a política cultural. Política cultural são todos os seus agentes: artistas, produtores, críticos, poder público – cada um com a sua respectiva responsabilidade nesse processo. Embora, o contexto retratado é o mundo da arte, a história poderia acontecer em qualquer instância social.

Ficha Técnica:
Criação e Encenação: Alexsander Sidnei Carniel, Jaq Lucas, Marco Felipo, Mauro Copetti, Miguel Beltrami, Rodrigo Dani, Silvia Lazzaretti   Sonoplastia: Jaq Lucas Condução de cena: Miguel Beltrami Fotografias: Marco Felipo Arte Gráfica: Miguel Beltrami

Apoios:
Centro Espírita Estrela do Amanhã
Garagem da Catedral
Banco do Vestuário de Caxias do Sul
Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Iluminação Pública
Jane Colet, Fernando Macedo Machado, Adriano Richardi
José Maraschin, Samuel Sartor e a todos familiares